Secretaria de Saúde realiza coleta de sangue de animais para investigação.

A Secretaria de Saúde de São José dos Ramos vêm realizando a coleta de sangue de animais solto pela rua do município, para que seja feito exames para identificar se têm doenças, feito o caso da Leishmaniose Visceral Canina. O teste é seguro e faz parte de ações importantes para a saúde pública do município, por isso os donos de cães e gatos devem permitir os trabalhos dos agentes.
 
Os exames serão feito em Itabaiana e João Pessoa, e todos os animais que é feito a coleta de sangue, estão sendo mantido em quarentena no sítio Ipueira Cercada.
 
Foram disponibilizado 40 kits que estarão sendo utilizadas em estabelecimentos, vias urbanas e rurais. E o processo é preciso e seguro. A contribuição da população com as ações preventivas é de extrema importância para a continuação desse trabalho, mantendo sempre os animais devidamente vacinados e cuidados. Dessa forma todos ficaram livres de doenças tantos em humanos quanto em animais.
O que é Leishmaniose Visceral Canina
 
A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença transmitida pelo flebótomo também conhecido como ‘mosquito-palha’ que, ao picar, introduz na circulação sanguínea do reservatório o protozoário do gênero Leishmania. A doença não é contagiosa e a transmissão do parasita ocorre apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado
 
A maioria dos cães com Leishmania infantum não desenvolve sinais e sintomas clínicos aparentes da doença. Porém, quando esta se manifesta, os mais frequentes são: Apatia (desânimo, fraqueza, sonolência); Perda de apetite; emagrecimento progressivo; feridas na pele, no focinho, orelhas, articulações e cauda que demoram a cicatrizar; descamação e perda de pelos; crescimento exagerado das unhas; problemas oculares; diarreia com sangue e paresia dos membros posteriores.
Ascom Ranys